domingo, 9 de outubro de 2011

O DIA DO ATLETISMO - UM POUCO DE HISTÓRIA PARA VOCÊ!


Os acontecimentos desportivos vêm sendo organizados desde há quase três mil anos. O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos, vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Nos originários antigos jogos em Olímpia, os corredores usavam elmo e escudo. Nos primeiros jogos de que há registo efectuados na Grécia, em 776 a.C., existiu apenas uma prova, a corrida no estádio. O número de modalidades e a extensão dos jogos foi aumentando gradualmente. Hoje, a corrida, o salto e os lançamentos têm uma posição destacada no mundo do desporto. O atletismo é um desporto de alta competição que continua a dar imenso prazer a quem o pratica.


Um comentário:

  1. Para mim, o "Dia do Atletismo" em 9 de outubro, ainda encontra-se na categoria de datas comemorativas não confirmadas, visto que apesar de minhas muitas pesquisas na área, até o momento, não encontrei qualquer Lei (municipal, estadual ou federal) que endossasse tal celebração, nem tão pouco o aval oficial de alguma associação representativa com autoridade para a instituição dessa comemoração ou mesmo que desse seu apoio para tal efeméride.
    Até pensei certa época, que o "Dia do Atletismo" de 9 de outubro pudesse estar relacionado com a "semana do Atletismo Amador" da cidade brasileira de São Paulo-SP, festejado na 2ª semana de otubro, porém não consegui realizar a conexão de ambas celebrações, pois apenas em duas ocasiões é que a data acima referida pode cair dentro da semana comemorativa dos paulistanos.

    ResponderExcluir