quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SONHAR OU REALIDADE:....

SONHAR OU REALIDADE?....
QUAL DOS DOIS ESCOLHER? EIS AI UMA QUESTÃO DIFICIL DE RESPONDER, EMBORA À PRIMEIRA VISTA NÃO PARECE. QUE A VIDA SEJA DURA, NINGUÉM DUVIDA; VIVER A VIDA REAL NÃO É FÁCIL, DAÍ O RECURSO DO SONHO. NÃO ME REFIRO AO SONHO NOTURNO, E SIM, AO QUE CRIAMOS DE OLHOS ABERTOS; E APESAR DE SABER QUE TAIS SONHOS JAMAIS OU RARAMENTE SE REALIZAM, NÓS INSÍSTIMOS EM CRIÁ-LOS. VAMOS ANALISÁ-LOS POR  DUAS FACETAS DISTINTAS: UMA É ANESTÉSIA; SERVE PARA NOS AFASTAR DE CERTOS PROBLEMAS DIFÍCEIS QUE ENFRENTAMOS NO DIA A DIA; OUTRA, É CRIAR SITUAÇÕES IRREAIS QUE, MILAGROSAMENTE, NOS FAÇAM RESOLVER TUDO SEM ESFORÇO OU LUTA. ACREDITO, SINCERAMENTE, QUE CRIAR ILUSÕES PODE NOS ALIMENTAR (RECONHEDAMENTE INÚTEIS) PARA CUMPRIR DE FATO O QUE NOS CABE. TAL ALIMENTO, TODAVIA, NÃO DEVE JAMAIS SOBREPOR-SE À REALIDADE.
O DIREITO DE SONHAR
DIA DESSES, AO PASSAR PELA BOCA DO TÚNEL QUE DÁ ENTRADA PARA A  RUA DA CONSOLAÇÃO, DEPAREI COM UMA CENA TÍPICA DE NOSSA CIDADE. ALI, UM SEM TETO ESTAVA DEITADO COMODAMENTE, DELEITANDO-SE, OELO QUE OBSERVEI, COM A LEITURA DE UM LIVRO. O ENGARRAFAMENTO, COMO SE HÁBITO, ERA LONGO; NESSE MOMENTO, ATÉ QUE GOSTEI PORQUE PRECISAVA SANAR MINHA CURIOSIDADE QUANTO AO LIVRO QUE O HOMEM ESTAVA A LER. EU PRECISAVA SABER AFINAL QUE TIPO DE LEITURA ERA AQUELA QUE O HOMEM LIA DE FORMA ATENTA E PRAZEROSA. ESPICHEI A CABEÇA, E DEPOIS DE ALGUMAS MACAQUICES CONSEGUI MEU INTENTO.
SABEM QUAL ERA O TITULO DO LIVRO? "NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS", AO ME DEPARAR COM O TITULO E PRESENCIAR O QUANTO O CIDADÃO SE INTERESSAVA PELO CONTEÚDO, COMECEI A DAR TRATOS A BOLA PARA IMAGINAR DE QUE FORMA AQUELA LEITURA PODERIA SERVIR DE ALENTO PARA QUEM NÃO TINHA NEM CASA, NEM FAMÍLIA, E MUITO MENOS FUTURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário